sábado, 17 de novembro de 2012

40 - TIMBAÚBA



GENIPAPO
Primeiro nome da usina Cruangi.


CRUANGI
Teve sua origem, em 1918, no engenho Genipapo, em Timbaúba, onde Manoel Caetano Pereira de Queiroz fundou a usina, denominada também de Genipapo. Como a maquinaria era ruim e dava muito prejuízo, seu fundador formou uma sociedade com Jáder de Andrade, denominada Andrade, Queiroz & Cia e criou a usina Cruangi, em substituição a usina Genipapo.
Em 1921, assumiram a direção da empresa Júlio Perfeito da Costa Queiroz, Jáder de Andrade, Hugo de Andrade, Antônio Vicente de Andrade e João de Andrade Sobrinho. Em 1929, a usina tinha capacidade para processar 400 toneladas de cana e fabricar 2.000 litros de álcool em 22 horas, possuía 12 quilômetros de via férrea, 2 locomotivas e 42 vagões que faziam o transporte da cana e da lenha. O açúcar e o álcool eram transportados pela Great Western.
No período da moagem trabalhavam na fábrica cerca de 100 operários. A usina tinha uma vila operária, um médico, fornecia remédios e mantinha uma escola com frequência média anual de 270 alunos. Júlio Perfeito foi o diretor da usina até 1974, época em que a sociedade foi transformada em Usina Cruangi Sociedade Anônima. 

Depois foi dirigida pro Fernando Queiroz e, atualmente, seu presidente é José Guilherme de Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário