domingo, 18 de novembro de 2012

12 - CAMUTANGA

CENTRAL OLHO D´ÁGUA
Quando em 1920, Artur Tavares de Melo comprou de seu avô, o velho Engenho Banguê Olho D'Água, de açúcar bruto, no município de Camutanga, Pernambuco, jamais poderia esperar que 80 anos depois a pequena unidade fabril daria origem a uma das mais importantes Usinas do Estado de Pernambuco.
Em 1928, associado ao cunhado, José Hardman, Artur Tavares de Melo, transformava em Usina Central Olho d´Água, que no ano seguinte produzia a sua primeira safra: seis mil sacas de açúcar. As dificuldades iniciais eram enfrentadas com dinamismo e certeza de que o futuro seria promissor, pois o casal Artur e Helena criavam os filhos dentro de padrões educacionais e morais para que, depois de formados, viessem a se integrar ao trabalho desenvolvido.
A semente plantada começou a dar frutos, em 1945, quando a nova geração, trouxe sangue novo para desenvolver a pequena usina de açúcar, que já naquela época produzia 80 mil sacas de açúcar. Entre ele, Murilo Tavares de Melo, hoje principal acionista do Grupo Olho D’Água. A partir daquele ano, sua administração manteve uma política de grandes investimentos em infraestrutura e tecnologia, o que transformou a Usina Central Olho d´Água numa das mais bem equipadas usinas de nossa região.
Decorridos 80 anos, desde a primeira safra do antigo Engenho Banguê, hoje a Usina Olho d´Água, dispõe de 23 mil hectares de terras, das quais 19 mil cultivadas com cana de açúcar com a mais alta tecnologia agrícola e alto índice de produtividade, e uma produção de 2,8 milhões de sacos de açúcar de 50kg por ano, onde grande parte de sua produção é exportada como também abastece importantes indústrias da região, o que consolida sua principal atividade no setor sucroalcooleiro. Tudo isso lhe tem feito merecer uma constante posição de destaque no setor, não só pela expressiva produção de açúcar e álcool, como também pela sua permanente preocupação como o papel social.
A profissionalização foi o meio encontrado para sobreviver à crise. Redução de custos, investimentos em pessoal e aumento de produtividade passaram ser as metas prioritárias da Usina Central Olho d´Água, vindo resistindo às adversidades e continuando com uma Posição no mercado. A crise do setor sucroalcooleiro, que constantemente enfrentamos, trouxe efeito para todos, mas o diferencial da Usina Olho d´Água foi quando começou a se estruturar para aumentar a eficiência há alguns anos, produtividade maior, mudou. O que foi feito durante séculos da mesma maneira, hoje é estudado para fazer da forma mais eficiente.
Em 28 de abril de 2003 foi inaugurada a Barragem Artur Tavares de Melo, localizada em terras da Usina Olho D’Água, obra que consumiu um volume total de concreto da ordem de 55 mil m³ expostos numa crista com extensão de mais de 300 metros. A barragem poderá Acumular até 22 milhões de metros cúbicos de água capazes de irrigar cerca de cinco mil e cem hectares de terra cultivada.
Em todos os anos de atividade o Grupo Olho D’Água, hoje com suas unidades agroindustriais da Usina Olho D’Água e Comvap, destacam-se entre às principais características que norteiam a filosofia empresarial do Grupo seus investimentos na área social, qualidade de vida de seus funcionários e na preservação do meio ambiente.
Conquistando assim, o reconhecimento da Fundação Abrinq, como Empresa Amiga da Criança e o Imip conferiu a Usina o diploma de Empresa Solidária.
Em todos os anos de atividade o Grupo Olho D’Água, hoje com suas unidades agroindustriais da Usina Olho D’Água e Comvap, destacam-se entre às principais características que norteiam a filosofia empresarial do Grupo seus investimentos na área social, qualidade de vida de seus funcionários e na preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário