sábado, 17 de novembro de 2012

33 - QUIPAPÁ



ÁGUA BRANCA
Foi fundada com o nome de usina Maria Anunciada, entre 1913 e 1914, por Egídio Camelo Pessoa da Silva, no município de Quipapá.
Em 1928, passou a ser propriedade da família Pessoa de Mello. Inicialmente de José Joaquim de Mello Filho (coronel Melinho), casado com Maria Digna Pessoa de Mello, ambos oriundos de Nazaré da Mata, depois de Fernando Pessoa de Mello e, por morte deste, de seus filhos João Carlos Lira Pessoa de Mello e Eduardo Lira Pessoa de Mello.
Em 1929, a usina tinha capacidade para trabalhar 200 toneladas de cana e fabricar 3.000 litros de álcool em 22 horas, utilizando aparelhagem de fabricação alemã. Possuía uma vila operária com 80 casas, uma via férrea de 3 km, uma locomotiva e 20 carros.
Em 1961, ela absorveu a usina Peri-Peri situada no município de São Benedito do Sul.
Em 1982, os proprietários compraram a Fernando Antônio Torres Rodrigues, a usina 13 de Maio, ficando esta com João Carlos e a Água Branca, com Eduardo Tendo que enfrentar uma topografia difícil, a usina entrou em crise, levando o proprietário a associar-se ao empresário André Pereira, dono da empresa de transportes Ouro Preto. 
Dos 23 engenhos da usina, 12 estão arrendados e 11 são administrados pela empresa. Atualmente, a sua produção de açúcar está bastante reduzida.


FLORESTAL
Proprietário: A Jovino da Fonseca,

   
MARIA  ANUNCIADA
Primeiro nome da usina Água Branca, quando de sua fundação.

6 comentários:

  1. como faço para trabalhar nesta usina

    ResponderExcluir
  2. Quero trabalhar nesta usina como faço

    ResponderExcluir
  3. Conheci a Usina Água Branca no auge do seu desenvolvimento , quando ainda era criança. Meu tio José Maria de Almeida foi farmacêutico da Usina e seus sobrinhos Valdivio de Almeida Gonçalves era responsável pela manutenção das máquinas, seu irmão Edvaldo era responsável pelo almoxarifado .Isso mais ou menos entre 1939 a1945.Depois deste tempo e com a morte do Doutor Fernando Pessoa de Melo não sei dizer nada.0

    ResponderExcluir
  4. Nasci lá vivi até os 18 anos foi uma infancia muito feliz, como tambem a adolescência meu avo era gerente e meu guarda livros(tesoureiro) ambos falecidos. Com a morte do novo dono Dr. Fernando pessoa de melo assumio a administração seus dois filhos e a mãe dai começou a quwda da usina mais prospera de pernambuco até a falência total comos três socios em total desarmonia senti pesadamente e principalmente meu pai que dedicou sua vida a essa industria foi terrível muito triste teve que ser fechada e suas terras administrada pelo INCRA. E assim chegou seu fim com a divisão das terrs entre os trabalhadores como forma de pagamento pelo tempo de serviço prestado acabou meu sonho de criança.

    ResponderExcluir
  5. Conheci Usina Água Branca. Através de Dorinha, mas essa época já fornecíamos Tratamento de águas caldeiras Amesperse 735 anti incrustantes p/ colunas destilação, tb vim conhecer Joãozinho filho de João Carlos, qdo veio SP plantar cana na Decasa, Saudades 😪

    ResponderExcluir
  6. Nasci nestas usina, filha do sr Manu, que morou mais de 40 anos muito conhecido... lá ele criou 11 filhos. Alguém deve lembrar dele.

    ResponderExcluir