sábado, 17 de novembro de 2012

32 - PRIMAVERA


UNIÃO E INDÚSTRIA
Foi fundada em pelo major da Guarda Nacional Manoel Antônio dos Santos Dias, proprietário da usina Santa Philonila, no engenho Jundiá, em Escada, e iniciou suas atividades em 1895. Primeiramente recebeu o nome de Santa Philonila; depois Bom Fim; Santos Dias e por fim União e Indústria. 
Na época de sua fundação, pertencia ao município de Amaraji, mas o major Santos Dias, prefeito da Escada, tinha grande prestígio junto à Câmara de Deputados e era compadre do governador Herculano Bandeira conseguiu passá-la para o município da Escada juntamente com a vila de Primavera em 1906.Atualmente pertence ao município de Primavera.
Até o início do século vinte pertenceu ao mesmo dono, passando então para a propriedade de Luiz Dubeux. Em 1929, tendo como proprietária a Companhia Agrícola União Industrial de Pernambuco, possuía capacidade para processar 500 toneladas de cana e fabricar 8.000 litros de álcool em 22 horas. Tinha 112 quilômetros de ferrovia, sete locomotivas e 118 vagões que se comunicavam com a Great Western. Na época da moagem trabalhavam na fábrica cerca de 213 operários somente na fabricação do açúcar. Mantinha para o operariado uma farmácia e duas escolas com freqüência média anual de 90 alunos.

Em 1961, foi comprada pelo engenheiro e industrial Luiz Dias Lins (neto do major Santos) que comandou a empresa até 1980, quando a usina passou a ser União e Indústria S/A. Finalmente, a usina passou a ser comandada por Ilvo Monteiro Soares de Meirelles e sua esposa, 
Em 1963, com a emancipação política do município de Primavera, a usina passou a integrar o seu território.
Maria Carolina Bezerra de Meirelles, seus diretores executivos. A União e Indústria S/A com mais de cem anos de fundação passou por períodos de grandes dificuldades, porém depois de várias reformas conseguiu, em 1995, chegar a uma produção de 90.000 sacos de açúcar e 7.300.000 litros de álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário