quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

1 - APRESENTAÇÃO


O objetivo deste blog é mostrar as usinas de açúcar e destilarias de álcool de Pernambuco, desde o momento em que começaram a ser implantadas no Estado. Vamos apresentar as unidades industriais nos municípios onde foram construídas originalmente e a quem pertencem atualmente, uma vez que muitas vilas ou distritos onde elas estavam localizadas, hoje estão emancipados.

Esperamos receber contribuições dos acompanhantes deste blog no sentido proceder a devida correção de dados, datas e nomes de pessoas que estejam em desacordo com a história de cada usina e, se possível, o envio de fotografias. A maior parte delas está com o histórico completo, mas, de outras, tudo que conseguimos foi apenas o nome e a localização.
Obrigado a todos que se interessam pela matéria e vamos nos divertir juntos com a cana-de-açúcar e seu processamento até chegar aos produtos finais: mel, açúcar, rapadura, cachaça e/ou álcool.




7 comentários:

  1. Gostaria de colaborar com o Blog, cedendo fotos antigas de pessoas que administraram a Usina Agua Branca no período de 1936 a 1974.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era criança nos anos 40quando meu tio José Maria de Almeida era o farmacêutico da Usina.Ele era amigo de Geninho e De Antônio Gomes.Voce foi colega de José Alfredo Leite, meu marido.Falecido.

      Excluir
  2. Nascí neste lugar em 1938 e meu pai trabalho na usina por 48 anos, era o gerente do escritório comercial. Morei lá por 21 anos tenho muitas coisas para contar.

    ResponderExcluir
  3. Meu E-mail para contacto: gomesal1000@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alberto, desculpe estar respondendo com tanto atraso. É que andei meio ocupado pesquisando outros assuntos e quase esqueci meu blog das usinas. Mas agora vou reestruturá-lo, colocando fotos a mais informações em algumas usinas. Suas fotos são muito bem vindas e fico muito agradecido.
      Eu fui seminarista em Garanhuns na Ordem dos Redentoristas, de 1956 a 1961. Lembro que, na época, havia um padre chamado Padre Geraldo Penock. Ele era pintor. Lembro dele pintando um quadro a óleo do senhor da família Mello. Eles eram benfeitores do confento. Ajudaram os padre na construção do convento e capela de N. S. do Perpétuo Socorro. Quaisquer outras informações sobre a usina também serão bem-vindas. Tudo que disponho copiei do site da Fundaj. Mais uma vez, muito obrigado. Meu email: galdisson@ig.com.br

      Excluir
  4. Estou editando um vídeo sobre a Usina Água Branca, quando terminar quero disponibiizar este vídeo para o Blog

    ResponderExcluir
  5. Fiz este Vídeo que pode ser visto e colocado no Blog, inclusive no Grupo da Usina Água Branca.

    https://youtu.be/SEAikGpeSg0

    ResponderExcluir